Cachorro comendo terra

Por serem muito curiosos, os cãezinhos acabam aprontando algumas travessuras, como comer alguns objetos que não deveriam ou até mesmo cavando buracos no jardim. Mas se você flagrar o seu cachorro comendo terra, saiba que esse pode ser um sinal de alerta, e não uma simples curiosidade do seu amiguinho. cachorro comendo terra

Esse comportamento pode estar diretamente ligado a alguma coisa errada com a saúde do peludo. Se você está se perguntando “por que o cachorro come terra”, continue a leitura desse conteúdo e confira três principais causas para isso.

Três principais causas para o cachorro comer terra

Ainda mais curiosos quando novinhos, alguns cachorros filhotes podem acabar comendo terra por curiosidade, mas quando o comportamento se torna frequente ou o seu amiguinho não é mais um filhote, vale a pena ligar um sinal de alerta.

Há algumas razões pelas quais o cachorro come terra, e algumas delas estão relacionadas à saúde do animalzinho. Três das razões mais comuns para esse comportamento são:

1. Deficiência de vitaminas e minerais

Quando o cachorro come terra, uma das razões pode ser por deficiência de vitaminas e minerais. Assim como nós, os bichinhos também dependem de uma série de vitaminas e minerais para se manterem saudáveis. Geralmente obtidos a partir da alimentação, esses nutrientes auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Porém, se você flagrou o seu cachorro comendo terra por algumas vezes, vale a pena consultar o veterinário e se informar sobre a ração escolhida para o peludo. Rações de qualidade, em especial aquelas do tipo super premium, já oferecem a quantidade adequada de vitaminas e de minerais de acordo com a idade e porte do pet.

2. Parasitas intestinais

Outra razão que pode justificar o cachorro comendo terra são parasitas intestinais que, assim como a dieta inadequada, influenciam na quantidade de nutrientes do animalzinho.

Por isso, além de cuidar da alimentação, é importante sempre garantir que o seu amigo de quatro patas tome vermífugos regularmente, de acordo com a indicação do médico-veterinário. Assim, além de se manter saudável, o cachorro que come terra pode parar com esse comportamento.  cachorro comendo terra

3. Problemas psicológicos

Cachorro comendo terra pode significar que o animalzinho está entediado ou até mesmo deprimido. Assim como nós, os bichinhos também passam por situações de estresse e tristeza, o que acaba afetando o psicológico deles.

Alguns casos muito comuns são os de pets que passam muito tempo sozinho, ou em locais pequenos e fechados, como apartamentos. Com isso, eles podem acabar desenvolvendo alguns comportamentos inusitados, como laber as patas em excesso ou comer o que não devia, como terra.

O que fazer quando o cachorro come terra?

Meu cachorro está comendo terra. O que fazer para mudar esse comportamento?”

Se o cachorro está comendo terra, é importante buscar por alternativas que interrompa, imediatamente, esse comportamento. A terra contém substâncias nocivas para os bichinhos, que podem causar graves doenças a eles. Para isso, recorra a um veterinário. Ele investigará a rotina e alimentação do cãozinho.

Em caso de deficiência nutricional, se ela for resultado de uma alimentação pobre em nutrientes, a solução é uma mudança na dieta, orientada pelo veterinário. Ou se o problema for a absorção, ele poderá recomendar o uso de vermífugos ou outros medicamentos que ajudem a tratar a doença que está causando a condição.

Por último, se todas as causas físicas forem descartadas e o veterinário identificar que se trata de um comportamento de cachorro de origem psicológica, é indicado fazer mudanças na rotina do pet. cachorro comendo terra

Agora que você conhece algumas razões que justificam o seu cachorro estar comendo terra,  certifique-se de levar seu animal ao veterinário para um diagnóstico completo.