Quando começar dar ração para cachorro filhote

A alimentação é um dos cuidados principais para o pet viver bem. Mas é necessário entender quando dar ração para filhote. Já que eles necessitam amamentar e seguir uma dieta mais restrita, para só depois disso partir para a ração.

cachorro filhote fazendo pose

Por esse motivo, é importante saber o momento certo de oferecer ração ao pet. Desse modo, é possível ajudá-lo a crescer forte e saudável. Portanto, separamos algumas dicas para ajudar a saber quando dar ração para filhotes e entender o tipo de alimento ideal.

O alimento ideal na idade certa garante saúde ao pet

A alimentação é um dos pontos fundamentais para ajudar os cães a crescerem fortes e saudáveis. Proporcionando uma boa refeição para o seu bichinho, você ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, como as doenças hepáticas, por exemplo.

Mas é imprescindível entender que os filhotes não devem comer a mesma ração de um cachorro adulto, pois o valor nutricional demandado de uma fase da vida para outra é completamente diferente. E também garante o bem-estar, a felicidade e a energia essencial para o pet viver saudável de acordo com a idade dele.

Espere o desmame do pet

O desmame começa geralmente no final do primeiro mês de vida, quando o cachorro filhote começa a se interessar em comer outras coisas, como a comida da mãe, por exemplo. Porém, é fundamental que você não apresse esse processo.

Portanto, depois do primeiro mês, comece a oferecer, aos poucos, outros alimentos para o seu bichinho, mas não tire o leite da mãe imediatamente. Ele ainda precisa receber essa fonte de nutrientes por enquanto.

Contudo, a fase de adaptação pode ser um pouco difícil, visto que ele está acostumado a tomar o leite da mãe. E, como os filhotes possuem os dentinhos mais frágeis e finos, comer ração seca de uma só vez não é a melhor opção.

Idade certa para oferecer ração ao filhote

Se você está se perguntando quando pode dar ração para cachorro filhote, o ideal é esperar até completarem um mês de vida. E, só após esse período, o desmame deve ser feito.

Entretanto, é necessário mudar gradualmente a alimentação do filhote, sendo ela no começo úmida, depois semiúmida, até chegar às rações completamente secas. Desse modo, os dentinhos estarão mais fortes e mais seguros para comer alimentos bem sólidos, como os croquetes de ração.

Quando introduzir ração seca para filhotes?

As rações secas possuem os grãos mais durinhos, por isso, é importante fornecê-las ao pet apenas se ele já estiver com os dentinhos mais firmes. Por isso, quando o cãozinho fizer um mês, ofereça somente ração para filhote úmida. No segundo mês, troque por ração semiúmida.

Só após o terceiro mês de vida é indicado introduzir ração seca ao amigo peludo. Pois ele vai estar mais desenvolvido e com os dentes fortes. Assim, desenvolve a facilidade em mastigar e não machuca o pet.

Como dar ração para filhotes?

Enquanto pequenos, eles precisam consumir de 20% a 30% de proteínas para que tenham um crescimento sadio. Por isso, é importante investir em uma ração para cachorro filhote de qualidade que contenha as principais proteínas da carne.

Visto que, como costumam ser mais enérgicos, precisam receber a quantidade certa de nutrientes. Lembre-se também de oferecer pequenas porções e priorize comprar a melhor ração para cachorro filhote possível.

Aliás, separe um recipiente exclusivo ao amigo peludo. Dessa forma, você garante que ele coma sem traumas e evita problemas de compulsão alimentar e obesidade no futuro.